No Dia Mundial de Combate às Drogas, a Ong Poços de Luz realiza um ciclo de palestras para abordar o tema. A presidente da organização, Rosely Barcelos, conversou com o Poços Já sobre o assunto.
Um dos objetivos do evento é discutir as políticas públicas atuais. A presidente acredita que é preciso intensificar o tratamento dos dependentes. “É necessário repensar o movimento antimanicomial, que não pode ser tão radical. Concordo que a família não pode depositar o problema dentro de uma família e esquecer o paciente. Mas em um momento de crise, tem que haver um ambiente hospitalar para fazer o acompanhamento e até mesmo o regresso dessa crise”, disse.
A Ongs realizou uma pesquisa para definir o perfil dos usuários de drogas em Poços de Caldas. O resultado será apresentado na noite de quinta-feira (26). Foram analisadas as drogas de preferência, a droga inicial, o volume de consumo por dia, atividades que os usuários exercem para conseguir as drogas e o acompanhamento das mulheres em casos de gravidez.
O evento começa às 19h30, no Espaço Cultural da Urca, quando haverá um debate sobre o combate às drogas. Na sexta-feira, às 15h, haverá uma palestra com o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos.