O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, será convocado a participar da sessão da Câmara Municipal. Os vereadores querem informações sobre os planos do Executivo para evitar novas demissões e diminuir o impacto da demissão em massa que está ocorrendo na Alcoa.
A preocupação também chega aos trabalhadores terceirizados. “Quando a empresa diminui a produção e fecha algumas áreas, vai também diminuindo os seus parceiros, que são as empreiteiras. Não é só o funcionário da Alcoa que está correndo o risco de ficar desempregado, mas também o funcionário das empreiteiras”, disse o vereador Valdir Sementile (DEM).
O requerimento está inscrito na sessão desta terça-feira (24) e foi assinado pelos vereadores Tiago Cavelagna (DEM), Antônio Carlos Pereira (DEM), Jonei Eiras (PSDB), Marcos Tadeu Sansão (PSDB) e Maria José Scassiotti (PSDB).
Demissão em massa
O processo de demissão começou no mês de maio e a estimativa é que cerca de 300 trabalhadores sejam desligados da empresa.
A redução da produção também ocorreu na planta de São Luís (MA). Segundo a Alcoa, a mudança é temporária e “devido às condições desafiadoras do mercado global e ao aumento de custos de suas operações, que deixaram de ser competitivas”.
Em 2013, houve diminuição de 34 mil toneladas em Poços de Caldas e de 97 mil em São Luís.