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Câmara realiza plenária final do Parlamento Jovem

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Os alunos participarão, nos pŕoximos meses, das etapas regional e estadual.
Os alunos participarão, nos pŕoximos meses, das etapas regional e estadual.

Na última sexta-feira (06), a Câmara de Vereadores encerrou a etapa municipal do Parlamento Jovem 2014, com a realização da plenária final. Alunos e professores de todas as escolas que fizeram parte do projeto participaram do evento. Também estiveram presentes estudantes e coordenadores da cidade de Carvalhópolis, que participam pela primeira vez do PJ e vieram a Poços prestigiar o encontro promovido pelo Legislativo.

A mesa dos trabalhos foi presidida pela aluna Isabela Oliveira e composta por um estudante de cada instituição que participa do projeto: Lucas Mezione, da Escola Estadual David Campista, João Carvalho, do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Laís Araújo, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, e Daniel Fontana, do Colégio Nini Mourão. Cada representante falou da experiência e de como o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida” foi debatido nas escolas. A partir daí, iniciou-se discussão e das 13 propostas apresentadas sete foram aprovadas. O documento final foi entregue ao vereador Flávio Faria (PT), presidente da Comissão de Legislação Participativa, para que as demais comissões da Câmara deem continuidade às sugestões através de documentos do Poder Legislativo.

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A aluna Isabela Oliveira, que participou do PJ no ano passado e atuou como monitora na edição 2014, falou da experiência adquirida e das atividades oferecidas pela Câmara. “A atividade que mais me marcou, sem dúvida nenhuma, foi a oficina de oratória com o professor Symon. Essa oficina me ajudou muito, pois consegui perder o medo de falar em publico usando suas dicas e conselhos. Participar como monitora permitiu que eu conhecesse melhor como funciona a Câmara e também tivesse experiências que levarei para o resto da minha vida”, disse a estudante.

Já o aluno Lucas Mezione, da Escola Estadual David Campista, falou da importância do Parlamento Jovem para aproximar o jovem da política. “Esse projeto é muito gratificante, pois oferece ao jovem voz e participação no mundo político, que hoje é um mundo muito distante para os mais novos. Eu adorei participar novamente do Parlamento, já tive a oportunidade de participar e de representar Poços em Belo Horizonte na edição de 2012 e foi uma experiência única na minha vida. Acho o projeto muito importante, porque além do aluno ter uma ideia diferente daquela estereotipada de que política é ruim, o programa explora a capacidade de cada um e do conjunto para tentar mudar o nosso cotidiano”, enfatizou.

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 Alunos discutiram e votaram propostas sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida.
Alunos discutiram e votaram propostas sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Subtemas

Durante a realização de todas as atividades do PJ 2014, o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida” foi discutido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade de vida; Promoção da convivência intergeracional; Protagonismo social e político.

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Além de reuniões nas próprias escolas, os alunos participaram de oficinas de redação e oratória na Câmara. Nesses encontros, eles tiveram a oportunidade de

conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e quais os tipos de documentos podem ser gerados a partir das propostas desenvolvidas nas escolas. A oficina de oratória ofereceu ferramentas a fim de que eles estivessem preparados para defender suas propostas, tanto na plenária municipal como também durante o Parlamento Jovem Mineiro.

A coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi, falou da realização do evento em 2014. “Foi uma edição em que o tema motivou bastante os alunos. Além das atividades regulares do projeto, os alunos fizeram visitas a instituições que cuidam de idosos e isso aproximou o tema da realidade dos estudantes. Além disso, todos nós temos algum idoso importante na vida e em muitos momentos presenciamos os alunos comentando situações envolvendo um avô ou uma tia idosa. Houve, ainda, bastante interesse no que dispõe o Estatuto do Idoso e isso norteou a elaboração das propostas”, afirmou.

Arlis ressaltou, ainda, a participação e apoio dos professores durante a realização do PJ. “É preciso destacar o empenho dos professores Juliana do Prado Lopes, da Escola Estadual David Campista, Denise de Fátima Ranauro e Diney Lennon de Paulo, do Colégio Municipal, e Thaís Niuber Chagas das Escolas Nini Mourão e Edmundo Cardillo. O trabalho de capacitação dos alunos e coordenação para a elaboração de propostas é realizado por eles no ambiente escolar. Nesta edição, eles se prepararam também para ajudar os alunos nas etapas regional e estadual, respectivamente em Pouso Alegre e Belo Horizonte”, declarou a coordenadora.

Parceria

O Parlamento Jovem, instituído na Câmara de Poços através da aprovação de um Projeto de Resolução, é uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O programa é um espaço aberto para discussão no Poder Legislativo e o objetivo principal é mostrar aos alunos a necessidade de conscientização política e participação efetiva no processo democrático. Além disso, as atividades pretendem, também, despertar o interesse dos estudantes para a organização da sociedade civil.

Os trabalhos são desenvolvidos mediante uma metodologia que envolve a pequisa, o debate, o convencimento ou negociação, as escolhas e o exercício democrático. Tudo isso através de atividades dentro da Câmara e no âmbito escolar, com a apresentação de propostas concretas, que poderão se tornar leis municipais ou estaduais, de acordo com a competência de cada uma.

Fonte: ACS Câmara Municipal

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