- Publicidade -
24.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Artesãos de Poços participam de oficina promovida pelo Sebrae

- Publicidade -
Oficina ocorreu no Espaço Cultural da Urca.
Oficina ocorreu no Espaço Cultural da Urca.

Mais de 80 artesãos dos diversos núcleos produtivos de Poços de Caldas participaram, na manhã desta segunda-feira (9), de uma oficina promovida pelo Sebrae-MG. O encontro ocorreu no Espaço Cultural da Urca, após levantamento realizado por consultores do órgão no final de semana em feiras de artesanato, também com artesãos que atuam individualmente, em cooperativas e em grupos na zona rural.

Na oficina, que durou até o meio-dia, os artesãos avaliaram a situação do setor no município, apontando virtudes e problemas na confecção, exposição e comercialização dos produtos. Consultores do Sebrae organizaram as discussões e anotaram as ideias propostas pelo grupo. A coordenação do encontro foi do analista técnico do órgão, Ivan Figueiredo, que estava acompanhado da consultora em Design, Andréia Costa, e de Milton Almeida, especialista em Gestão.

- Publicidade -

Os artesãos presentes se mostraram dispostos a mudar as características das feiras e para isso sugeriram trocar experiências com artistas de outras localidades, também realizar feiras fora da cidade e até mesmo exportar os produtos.

O grupo, no entanto, reconheceu que ainda é baixa a produção artesanal local e que é preciso melhorar o produto. Alguns artesãos se queixaram, também, da dificuldade em conseguir matéria-prima e de colocar preços. A falta de união entre eles não passou despercebida, como também foi citada a falta de diálogo com os guias turísticos e a comercialização de produtos industrializados nas feiras.

- Publicidade -

Desse encontro serão definidas novas ações para dar continuidade do trabalho de consultoria do Sebrae, que deve ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, órgão responsável pela regulamentação do trabalho dos artesãos no município.

Entre as propostas está à realização de um curso com 224 horas/aula, composto de quatro módulos distintos: Comportamental – “Desenvolvendo as pessoas e o grupo”; Design – “Um novo olhar”; Design – “Nossa Identidade”; e Gestão: “Administrando o negócio artesanal”.

- Publicidade -

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!