O Sebrae-MG realiza neste sábado (7) e domingo (8) uma série de levantamentos sobre o cenário micro e macro da comunidade de artesãos do município. O objetivo é analisar o tipo de material utilizado na produção e as formas de comercialização. Na próxima segunda-feira (9), a partir das 8h, consultores do órgão se reunirão com artesãos no Complexo Cultural da Urca, para fornecer mais detalhes sobre o projeto a as ações futuras.
Ivan Figueiredo, analista técnico do Sebrae, informa que, nos próximos dias, consultores contratados pelo órgão estarão na cidade mantendo contato com artesãos que atuam em feiras organizadas pelo município, como a Fearpo (Feira de Artesanato de Poços de Caldas), que acontece todos os finais de semana na Praça dos Macacos. Também serão visitados artesãos que atuam em cooperativas, individualmente e grupos de artistas da zona rural.
Estão em Poços de Caldas, para realizar o diagnóstico a consultora em design Andréia Costa e o especialista em gestão Milton Almeida. O objetivo do trabalho é levantar informações, identificando o tipo de matéria-prima utilizada, as oportunidades, a vocação econômica e cultural da região.
Os consultores irão, ainda, levantar as necessidades dos artesãos, as formas de produção, comercialização e atuação, visando fundamentar possíveis ações do Sebrae para melhorar o setor no município. Todo o processo desenvolvido pelo órgão será feito de forma gratuita.
Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas