A demissão em massa anunciada no mês de março pela Alcoa começou a ser realizada nesta semana. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Poços de Caldas, Ademir Angelino, desde segunda-feira (5) estão sendo demitidos 30 trabalhadores por dia. A empresa não informou o número total de demissões, mas o sindicato acredita que sejam cerca de 300.
O processo de demissão começou antes da multinacional chegar a um acordo sobre as ações compensatórias com os trabalhadores. A proposta feita pelos metalúrgicos não foi aceita e pode ser que a questão seja decidida na justiça. “O sindicato vai fazer as rescisões normalmente, como manda a legislação, mas dando continuidade no processo com dissídio coletivo de trabalho”, disse o presidente.
A redução também ocorreu na planta de São Luís (MA). Segundo a empresa, a mudança é temporária e “devido às condições desafiadoras do mercado global e ao aumento de custos de suas operações, que deixaram de ser competitivas”. Os ajustes serão realizados até o final de maio de 2014, com redução de 147 mil toneladas da capacidade de produção. Em 2013, houve diminuição de 34 mil toneladas em Poços de Caldas e 97 mil em São Luís.