Durante todo o mês de maio, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas receberão livros que não foram devolvidos por qualquer motivo, não importando o tempo de atraso. Os livros poderão ser deixados numa caixa na porta das Bibliotecas ou no Departamento de Cultura, que funciona no Espaço Cultural da Urca.
O objetivo da anistia é que os livros voltem às bibliotecas e que circulem entre muitos outros leitores. O tempo normal de empréstimo é de 14 dias, podendo haver prorrogação do prazo caso não haja lista de espera para o mesmo livro. Cada livro que não retorna onera a biblioteca, que terá que comprar outro exemplar e, caso não consiga, outros leitores deixarão de ler.
“Vivemos um momento de incentivo à leitura, e o papel da Biblioteca pública é fomentar a ação, disponibilizando e democratizando o acesso a livros de interesse dos leitores, porém elas deixam de cumprir bem este papel quando o livro não retorna, interrompendo o ciclo de circulação e o acesso deixa de ser democrático”, informa a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Maria das Dores Teodoro Nascimento. Sobre o processo de leitura, ainda de acordo com a coordenadora, tem que haver “generosidade”. “Um livro parado, empoeirando na estante, está privando muitos da sua leitura. O lugar certo para um livro já lido é na Biblioteca Pública”, conclui.
Onde devolver:
Biblioteca Centenário – Urca – Praça Getulio Vargas, s/n – de 8h às 19h
Biblioteca Prof. Júlio Bonazzi (Monjolinho) – Praça Tiradentes, 617 -Bairro Santa Rita – de 8h às 18h
Biblioteca Manuel Francisco da Costa Guimarães (COHAB)- Av. Jacanã Musa dos Santos 270 – COHAB – de 8h às 18h
Departamento de Cultura – Espaço Cultural da Urca – de 12h às 18h
Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas