O primeiro evento folclórico-religioso da Festa de São Benedito será realizado na sexta-feira (2), Dia de Santa Cruz. Às 19h30, acontecerá a abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo, seguida de cortejo até a Igreja de Santo Antônio e procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados.
A programação inclui retirada simbólica dos caiapós e celebração eucarística (ambas no dia 11), visita dos ternos de congos a residências, e, no último dia de festa, dia 13, missa conga e procissão (veja programação completa abaixo).
A comida típica das barracas da Festa de São Benedito é uma atração à parte. Haverá caldo de feijão, pastel de fubá, lanche com pernil, tutu à mineira, canjiquinha, churrasquinho, feijão tropeiro, doces e bebidas quentes, entre outros.
Programação cultural e religiosa
Sexta – Dia 2
19h 30 – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo
20h – Cortejo com os Mastros pelos Congados (rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio)
20h30 – Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário
21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio)
21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito pelos capitães de congo e benção dos devotos de São Benedito
Dia 11
15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores
15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira
18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós
De 11 a 13
21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito.
Dia 13
6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)
10h – Missa conga na Igreja de São Benedito
12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde
16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Cardápio da festa:
São Judas Tadeu
Prato principal: Arroz, feijão caipira (com bacon e linguiça), carne de porco na lata (conservada na gordura), viradinho de couve, ovo frito e torresmo.
Porções de batata frita e porção de pernil, pastel de fubá, lanche de pernil.
Canjicada, espetinho de frango.
São Paulo Apóstolo
Macarronada, canjiquinha, pernil e calabresa no pão, dedinho de frango.
Nossa Senhora dos Rosários
Tutu de feijão, arroz, couve, pernil assado, mandioca frita, porção de batata frita, lanche de pernil e calabresa, porção de pernil e calabresa, espetinho de frango e pão de queijo com pernil.
Nossa Senhora da Saúde
Caldo de feijão, caldo dourado, canjiquinha, porção de pernil, porção de calabresa, lanche de pernil, lanche de calabresa, biscoito com pernil, cachorro quente, pizza, canjicada, espetinho de frango.
Nossa Senhora Aparecida
Canjiquinha, feijão tropeiro, caldos de feijão, mandioquinha e mandioca; fava com linguiça, biscoito com pernil, cachorro quente e lanche de pernil com calabresa.
Paróquia do Sagrado Coração
Caldo de feijão, pastel de fubá, lanche de calabresa no biscoito.
Paróquia São Felix
Biscoito com pernil, lanche com pernil, pastel, espetinho de frango, canjiquinha, caldo de feijão.
Paróquia São Sebastião
Pão de queijo com pernil, espetinho de frango, caldo de feijão, canjiquinha, pastel tradicional.
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Pratos principais: Tutu a mineira, panqueca de frango e carne. Panqueca batata palha e arroz. Arroz, pernil e batata palha.
Porção de pernil, caldo de mandioca e feijão, cachorro quente, pastel de carne e queijo, canjiquinha, canjicada, lanche de pernil e calabresa, espetinho de frango, porção de torresmo.
Nossa Senhora das Graças
Não informado
Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas