O Sindicato dos Metalúrgicos de Poços de Caldas vai apresentar uma contraproposta à Alcoa, a respeito das condições de demissão de mais de 300 funcionários. A proposta apresentada pela empresa não agradou aos trabalhadores, que se manifestaram em assembleias.
A proposta da Alcoa é de gratificação que varia de dois salários e meio a seis salários e meio, de acordo com idade e tempo de serviço. O consultório médico ficaria à disposição, assim como orientação profissional e psicológica.
As assembleias foram realizadas nas trocas de turno de quinta e sexta-feira. A contraproposta será entregue na próxima segunda-feira, com a exigência de gratificação mínima de dez salários, mais um salário para cada ano trabalhado. O sindicato também pede manutenção do plano de saúde por mais seis meses e capacitação dos profissionais demitidos para que possam reingressar no mercado de trabalho.
Os funcionários demitidos fazem parte dos setores de redução e refinaria. A empresa conta com cerca de mil trabalhadores atualmente.
Justificativa
A redução também ocorre na planta de São Luís (MA). Segundo a Alcoa, a mudança é temporária e “devido às condições desafiadoras do mercado global e ao aumento de custos de suas operações, que deixaram de ser competitivas”. Os ajustes serão realizados até o final de maio de 2014, com redução de 147 mil toneladas da capacidade de produção. Em 2013, houve diminuição de 34 mil toneladas em Poços de Caldas e 97 mil em São Luís.