O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD) concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (28). Presidente da comissão de Minas e Energia, comentou sobre os desafios nessa área e as comemorações do centenário da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
Racionamento
Segundo Geraldo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que não há risco de racionamento em 2014. As cidades sede da Copa do Mundo serão abastecidas por meio do sistema interligado de energia elétrica. “Essa estiagem é, na nossa região, a mais grave em 84 anos. Os reservatórios estão baixos na região sudeste. A nossa comissão é colocada, em termos econômicos e estratégicos, como uma das mais importantes do Congresso Nacional. Nós já tivemos audiências públicas, encontro com o ministro Lobão. Ele me convidou para conversarmos sobre os sistemas energético e mineral”, disse.
Geraldo também comentou as influências que a comissão recebe em ano de eleições. “Na nossa comissão, estamos mantendo o equilíbrio de ter uma postura republicana, de pensar no país, pensar no futuro. Não deixando que o debate político interfira nos debates da comissão e nas propostas que nós temos. Não é fácil, mas estamos conseguindo um ambiente bom de debate, tanto com a situação quanto com a oposição”.
Marco Civil
Geraldo contou que a votação do Marco Civil da internet dificultou o prosseguimento dos trabalhos em outras questões. “As coisas no Congresso Nacional estão complicadas, a pauta da Câmara está trancada desde outubro. Agora que finalmente votou o código da internet, a pauta começa a ser destrancada e os projetos estão começando a ser votados, principalmente aqueles de caráter de urgência”.
Unifal
O centenário da Unifal será comemorado a partir desta sexta-feira (28), com palestra do professor Glenan Singi. Além disso, a comemoração no campus local continua nos dias sete e oito de abril. “É uma grande instituição, não pertence mais a Alfenas. Pertence a Poços, Varginha, à nossa região toda. Completa 100 anos de trabalho e temos várias festividades”, informou o deputado.