A cerimônia de inauguração das obras de restauro e revitalização das Thermas Antônio Carlos ocorreu na tarde deste sábado (22), com a presença do governador Antônio Anastasia. Professores da rede estadual fizeram uma manifestação em frente ao prédio, mas não tiveram contato com Anastasia.
Os professores reclamam do congelamento da carreira até 2015, além da falta de verba para merenda escolar e das condições salariais. Nosso salário foi transformado em subsídio. Tudo o que tinha, como biênio e quinquênio, se juntou em um bloco só chamado parcela única”, disse a presidente municipal do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação em Minas Gerais (Sind-Ute), Regina Aparecida de Oliveira.
Estudantes locais da Universidade Estadual de Minas Gerais também estiveram no local. As alunas do curso de pedagogia entregaram uma carta para a equipe do governador. O documento cobra a instalação de uma sede própria para a universidade em Poços de Caldas. “É a possibilidade de ter um espaço, mais licenciaturas e infraestrutura, além de proporcionar pesquisa, extensão e ensino”, destaca a presidente do diretório acadêmico, Iara Cristina Silvino.
Os manifestantes aguardaram pelo governador na entrada das Thermas, mas Anastasia chegou pelos fundos e não recebeu os professores. Além disso, ele nega que existe qualquer problema na educação. “Não está acontecendo nada no estado, estamos em absoluta normalidade. Em ano eleitoral, naturalmente começa a ter exploração. Mas faz parte da democracia”, disse.
Thermas
As obras das Thermas Antônio Carlos começaram em maio de 2011. Áreas que estavam desativadas foram revitalizadas e receberam novas funções. Os custos foram de R$11,2 milhões para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Entre as novidades, estão uma piscina, casa de chá, deck, espelho d’água, academia, ofurôs e jardim de inverno. Além disso, todas as áreas foram revitalizadas. “Tenho certeza que, ao lado do Palace Casino, que entregue há um mês, e do Hotel, em pleno funcionamento, teremos a recuperação do patrimônio histórico da cidade e um grande equipamento para o turismo”, disse o governador.
O prédio continua sendo administrado pela prefeitura de Poços de Caldas. Os serviços voltam a funcionar dentro de 60 dias. “Nesse período de tempo, vamos manter as Thermas abertas à visitação, enquanto fazemos os treinamentos necessários”, informou o prefeito Eloísio Lourenço.
ProMG
Anastasia também autorizou as obras do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG). Serão beneficiados 28 município do sul de Minas, com obras como a revitalização da estrada Poços/Palmeiral. O investimento total é de R$183,8 milhões.