Projeto vai padronizar calçadas da área central

A prefeitura continua recolhendo contribuições na comunidade, para resolver o problema das calçadas do município. Na quinta-feira (23), à tarde, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, manteve encontro com representantes de entidades empresariais da cidade e recebeu apoio para dar sequência à proposta de padronização das calçadas na área central. O processo de discussão prossegue, […]
PUBLICIDADE
Prefeito está se reunindo com representantes de entidades empresariais.
Prefeito está se reunindo com representantes de entidades empresariais.

A prefeitura continua recolhendo contribuições na comunidade, para resolver o problema das calçadas do município. Na quinta-feira (23), à tarde, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, manteve encontro com representantes de entidades empresariais da cidade e recebeu apoio para dar sequência à proposta de padronização das calçadas na área central. O processo de discussão prossegue, com a realização de novos encontros, para discutir os critérios. A tomada de decisão está prevista para o meio do mês de fevereiro.

Eloísio informa que a questão das calçadas já vinha sendo tratada internamente, em reuniões de trabalho com a participação das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Planejamento e Defesa Social. Nos encontros foram avaliadas a legislação vigente, sobre ocupação dos espaços públicos, e os procedimentos para solucionar os problemas de acessibilidade nos passeios, ampliados pela localização indevida de rampas, estacionamentos e baias, canos de água, mesas e cadeiras.

PUBLICIDADE

De acordo com Eloísio, as entidades empresariais foram chamadas para tomar amplo conhecimento dos problemas encontrados e, também, para contribuir com a aplicação de um projeto maior que solucione, não só a questão dos buracos nas calçadas, mas todas as dificuldades de acessibilidade. O prefeito esclarece que, em vez de realizar obras a cada irregularidade fiscalizada pela prefeitura, o que aumentaria o custo financeiro, o empresário poderá promover as adequações conjuntamente.

PUBLICIDADE

O prefeito comenta, ainda, que tudo está sendo feito com embasamento legal e que as calçadas, sob a responsabilidade do município, serão também adaptadas de acordo com os critérios definidos. Segundo ele, a administração optou pela forma negociada e se coloca à disposição dos comerciantes para esclarecimentos e orientações.

Os empresários receberam o manual para as calçadas da área central, um estudo feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, e se mostraram receptivos ao projeto. Ricardo Mucciaroni, presidente da Associação de Bares e Restaurantes do município, avalia como importante e necessário o projeto, principalmente, se tratando de uma cidade com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto como Poços de Caldas.

PUBLICIDADE

Mucciaroni diz, também, que a proposta é complexa e precisa ser amadurecida, porque é muita responsabilidade definir sobre questões tão importantes, que envolvem tanto o morador da cidade, como do turista. O empresário informa que a proposta será apreciada pelos filiados de todas as entidades representativas do comércio. Para ele, a questão precisa ser debatida, também, junto a outros setores da população.

Baias

O Ministério Público notificou a prefeitura com uma ação corretiva exigindo providências quanto às baias, construídas nas vias da cidade. O Secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, informa que o documento faz referência à ilegalidade das obras, que criaram áreas para estacionamento de veículos sem critério, provocando prejuízo aos pedestres que tiveram reduzidas as dimensões da calçada. O município já respondeu a notificação, se comprometendo a voltar ao padrão os passeios, de acordo com o que está definido no Plano Diretor da cidade.

Participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acia), Benedito Coutinho Almeida; o presidente da Associação dos Bares e Lanchonetes, Ricardo Mucciaroni; do Sindicato de Hotéis, Pedro Carneiro; Frederico Barbosa (Bares e Restaurantes); e Márcio Roberto de Oliveira (Acia). Também estiveram presentes, os secretários Gina Rende (Planejamento), Aldo Hanser (Obras), Zequinha Muniz (Serviços Públicos), Francisco Clemente (adjunto-Serviços Públicos) e Flávio Ortega (chefe dos fiscais de posturas).

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!