A tarifa do transporte coletivo volta para R$2,80 a partir da próxima segunda-feira (13). O valor da passagem havia sido reduzido para R$2,60 em julho do ano passado, após as manifestações populares que reuniram mais de cinco mil pessoas nas ruas de Poços de Caldas. O decreto será publicado quarta-feira (8).
O aumento foi anunciado pelo prefeito Eloísio Lourenço durante entrevista coletiva na manhã de hoje. O Movimento de Ação Popular, responsável pela elaboração do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Transporte, não está satisfeito com a mudança. Segundo o sociólogo Diney Lenon, que também faz parte da comissão de implantação do conselho, é necessário haver mais fiscalização por parte do Executivo. “A empresa envia planilhas que ela própria produz e o município não cumpre a função de fiscalizar. Os dados são difíceis de ser analisados, porque ninguém sabe como são coletados”, reclama.
O projeto de lei que cria o Conselho foi concluído pela comissão e está com o Executivo. O conselho terá a função de fiscalizar a prestação do serviço de transporte público e analisar as planilhas enviadas pela concessionária. “Deve ser implantado para que nunca mais aconteça isso”, disse o sociólogo.