A tradicional Missa do Galo será celebrada às 20h desta terça-feira (24), na Basílica Nossa Senhora da Saúde. Todos os anos, a missa lota os bancos da Igreja. Por isso, o padre Francisco Carlos Pereira explicou ao Poços Já o significado da cerimônia.
Por representar o nascimento do menino Jesus, originalmente a Missa era celebrada à meia-noite. Porém, hoje o horário é definido por cada paróquia, para facilitar a reunião das famílias e liberar os fiéis de uma forma mais segura. O rito começa com Jesus sendo levado para o presépio. Em seguida, a Missa é celebrada normalmente.
Há várias explicações para a origem do nome da Missa. Uma delas diz que a celebração costumava ser demorada e os fiéis voltavam para casa ouvindo o canto dos galos. Padre Francisco prefere dizer que o galo representa o despertar para a fé. “No primeiro século, os cristãos eram chamados de manhã ou de madrugada, por causa da perseguição à fé. O galo, que canta de madrugada, é o símbolo dos cristãos chamados a despertar para rezar”, explica.
Deixar claro o sentido do Natal é o principal objetivo da Missa do Galo. “Esse desafio, de recuperar o verdadeiro sentido do Natal, será cada vez mais exigente. Às vezes, a mudança de foco desvirtua o verdadeiro sentido. As pessoas precisam recuperá-lo, através de uma vivência de fé, de uma vivência comunitária. É celebrar aquele que nasceu para nos salvar, para nos libertar do pecado”, diz o padre.