O vice-governador Alberto Pinto Coelho está em Poços de Caldas, nesta sexta-feira (20), para a liberação de R$125,6 milhões para 62 municípios do Sul de Minas. As verbas serão disponibilizadas por meio de linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A cerimônia está sendo realizada no auditório da Cia. Bella de Artes, no Edifício Manhattan.
Há quatro possibilidades de uso do dinheiro, de acordo com a linha de crédito solicitada pelos municípios. As linhas são denominadas BDMG Urbaniza, BDMG Máquinas, BDMG Cidades e BDMG Saneamento. O vice-governador destaca a importância de auxiliar os municípios em época de dificuldades financeiras. “Esse programa visa estender linhas de crédito de maneira vantajosa, com carência, para acolher os municípios nesse momento em que vivem uma crise mais aguda”.
Entre as cidades beneficiadas, estão Andradas, Caldas, Campestre, Guaranésia, Guaxupé, Itajubá e Varginha. Poços de Caldas não está incluída porque não solicitou o financiamento. Porém, o programa continua. “Esse é um programa em aberto, para acolher todos os municípios que desejarem e tiverem condições, dentro daquilo que preceitua a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica o vice-governador.
A respeito da interrupção no fornecimento de alguns medicamentos para Poços de Caldas, conforme divulgado pela prefeitura, Coelho informa que foi um mal entendido. “Está dentro do fluxo normal, não haverá descontinuidade do fornecimento. A previsão de entrega é trimestral”.
Também participam da cerimônia o deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) e o secretário de estado de Governo, Danilo de Castro.