O Fórum Municipal de Política Cultural reúne membros da Charanga dos Artistas e da prefeitura na noite desta segunda-feira (16). O diretor da divisão de Cultura, João Alexandre Moura, e o vice-prefeito Nizar El Khatib participam da discussão no Espaço Cultural da Urca.
Segundo Moura, o objetivo é planejar melhor a edição do próximo ano. “Estamos planejando para que saia tudo bem. É um grande acontecimento artístico e cultural da nossa cidade”.
A discussão é válida, segundo o fundador do grupo, Anésio Avelar. “Só de termos esse espaço, de sermos chamados para conversar, já é um grande avanço”.
A Charanga foi criada há 13 anos e valoriza as marchinhas de carnaval, com atores fantasiados e multidões que acompanham a folia todos os anos. Os bonecões também são destaque. A ideia inicial era homenagear figuras locais, mas nos últimos dois anos os bonecos representaram figuras genéricas, como os cangaceiros e reis.
A sugestão do fundador é que seja resgatada a característica original. “Seria melhor ter personagens permanentes, pessoas que fizeram pela cultura de Poços, como Fernando Frizzo e Nicionelly de Carvalho. E que a cada ano a gente faça homenagens a novos personagens”, explica.
O Fórum faz parte da política cultural do município e o próximo será realizado em fevereiro de 2014, para discussão do Sistema Nacional de Cultural e da criação da Secretaria Municipal de Cultura.