- Publicidade -
14.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dmae e Jardim Botânico se únem em defesa dos mananciais da cidade

- Publicidade -
Termo de cooperação tem prazo de 12 meses.
Termo de cooperação tem prazo de 12 meses.

O prefeito Eloísio Lourenço assinou termo de cooperação técnico-científico, na manhã desta sexta-feira (22), com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O objetivo da parceria é desenvolver programas e ações de cunho ambiental e, em especial, produzir um diagnóstico sobre a situação dos mananciais hídricos, fontes de captação e abastecimento público de água no município.

A assinatura ocorreu no gabinete, na prefeitura, e contou com as presenças do vice-prefeito, Nizar El Khatib, do diretor do Dmae, Alair Assis, do presidente da Fundação Jardim Botânico, Jorge Jabur, do secretário, Luis Carlos Lima, do procurador-geral do município, Dalmo Luiz da Silveira, dos vereadores, Rogério Carrilo, Flávio Faria, e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Tadeu. Participaram, ainda, técnicos ambientais, o comando da Guarda Municipal e integrantes da Guarda Verde.

- Publicidade -

Eloísio avaliou como muito importante à parceria entre os órgãos ligados a administração municipal, com o objetivo de melhorar as condições dos mananciais da cidade. O prefeito elogiou também o corpo de técnicos e pessoas que se dispõem a trabalhar com o objetivo de melhorar a qualidade da água distribuída à população, que é um problema real hoje, não só em Poços, mas para todos os municípios.
O convênio tem prazo de vigência de 12 meses, até novembro de 2014, e serão disponibilizados pelo Dmae, aproximadamente R$ 120 mil. De acordo com Alair os recursos serão aplicados em projetos para definir a procedência dos mananciais, preservar as nascentes e realizar diagnósticos completos sobre os córregos do Vai-e-Volta, Antas, Várzea de Caldas, José Alves, Marçal Santos e Saturnino de Brito. Segundo o diretor, a autarquia disponibilizará também auxílio do corpo técnico, porque acumula conhecimento expressivo na área.

Jabur acredita que a parceria entre a prefeitura, Dmae e o jardim Botânico vai ampliar as condições de proteção dos mananciais da cidade, como também ampliará os esforços para proteger espécies da flora local, tornando o meio ambiente da cidade cada vez melhor. O presidente da fundação lembra, ainda, que o prefeito solicitou e o Jardim Botânico passou a abrir, as terças e quintas-feiras à tarde, ao público em geral, como forma de reproduzir conhecimento e despertar maior consciência ambiental à população.

- Publicidade -

Dia do Rio

Gilson Souza Lopes, coordenador de Meio Ambiente do Dmae, informa que no próximo domingo, dia 24, será comemorado do “Dia do Rio”. De acordo com ele, em Poços de Caldas as ações foram antecipadas e durante toda a semana aconteceram eventos com a participação de alunos da rede municipal de ensino, em visitas a estação ambiental, na distribuição de folhetos explicativos e em palestras, tudo focando a importância da manutenção dos mananciais e das bacias hidrográficas.

- Publicidade -

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!