- Publicidade -
23.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Oncologista da Santa Casa tem destaque internacional

- Publicidade -
Estudo mais recente do oncologista discute medicamento contra câncer de mama
Estudo mais recente do oncologista discute medicamento contra câncer de mama

O médico oncologista da Santa Casa de Poços de Caldas, Dr. Tobias Engel, tem tido destaque internacional com suas pesquisas e artigos científicos. Com estudos sobre medicamentos, exames e tratamentos, o responsável técnico pela UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) em parceria com a empresa Evidências – credibilidade científica – tem publicado artigos médicos em diversas revistas da área médica, publicações indexadas que ficam disponíveis para consulta em bancos de dados de alcance mundial.

O mais recente estudo do especialista diz respeito ao medicamento Lapatinibe, remédio anticancerígeno, de administração oral, utilizado em pacientes com câncer de mama, que na população brasileira, é um dos tipos mais incidentes, correspondendo a três em cada dez casos de câncer diagnosticados entre as mulheres. O Lapatinibe foi desenvolvido para atingir um receptor específico presente na superfície de algumas células do câncer de mama, impedindo sua proliferação. Através de uma revisão sistemática de literatura com meta-análise (estudo de dados secundário, que avalia e sintetiza pesquisas originais, com métodos claros, específicos e reprodutíveis), Dr. Tobias concluiu que a utilização do medicamento aliado ao tratamento padrão, com quimioterapia, apresenta resultados positivos, como o aumento da sobrevida global dos pacientes.

- Publicidade -

“O estudo mostrou que o medicamento funciona, é seguro, e a boa notícia é que esse tratamento, que antes não era coberto pelos planos de saúde, está na lista de medicamentos para pacientes com câncer que passarão a ter cobertura a partir de janeiro de 2014”, destaca.

Com resultados promissores, Dr. Tobias anima-se com a possibilidade deste medicamento estar disponível também pelo SUS.  “Gradualmente o SUS vem incorporando o uso destas terapias, chamadas de alvo-moleculares, para a população; é um crescente caminho que dá mais esperança às pessoas”, enfatiza.

- Publicidade -

Inclusão de medicamentos nos planos de saúde

A partir de janeiro de 2014, usuários de planos de saúde terão direito a 37 medicamentos orais para o tratamento de diversos tipos de câncer como mama, útero, e próstata. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as vantagens da terapia feita em casa estão o conforto do paciente e a redução dos casos de internação para tratamento em clínicas e hospitais.

- Publicidade -

Cientista de clínica, consultório, hospital e faculdade

Ainda na faculdade Dr. Tobias Engel se interessou por pesquisas e antes mesmo de concluir os estudos já tinha quase 50 trabalhos científicos apresentados em congressos e várias publicações na área. Mesmo sendo um cientista engajado, não deixa de atuar junto aos pacientes, seja na clínica ou no hospital, além de lecionar na Faculdade de Medicina de Alfenas. “Eu sempre gostei da área de pesquisa, e a maioria dos meus trabalhos fiz sem incentivo financeiro algum. Tem o lado de ser inovador, mas a principal finalidade é, sem dúvida, ajudar as pessoas com base em evidências científicas”.

Como oncologista clínico, é responsável técnico pela UNACON e Diretor/presidente do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa – CIOP.  É graduado em Medicina pela Unifenas e possui residência médica em Oncologia pela PUC – Campinas e em Clínica Médica pela UNIFENAS. Além dos artigos publicados em banco de dados internacionais como LILACS e PUBMED, é membro do Comitê Brasileiro de Estudos em Uro-Oncologia (CoBEU), entidade que realiza estudos na área médica, usando técnicas de medicina baseado em evidências.

Fonte: ACS Santa Casa

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!