- Publicidade -
16.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cerca de 600 crianças passarão por consulta oftalmológica gratuita

- Publicidade -
Consultas e exames serão realizados nas instalações do Instituto Donato
Consultas e exames serão realizados nas instalações do Instituto Donato

Na manhã da próxima quarta-feira (06),cerca de 600 crianças de escolas municipais e da Casa do Menor receberão um presente especial. Elas passarão por consultas com um médico oftamologista, oportunidade que muitas delas terão pela primeira vez na vida. Trata-se do Projeto Visão do Futuro, iniciativa do Instituto Donato de Oftalmologia junto com a Secretaria Municipal de Educação, além de vários parceiros e tem objetivo de diminuir a grande demanda que aguarda por atendimento no SUS.

Os atendimentos terão início às 7h30, nas instalações do  Instituto Donato. Na ocasião toda a equipe médica, os demais colaboradores e os equipamentos estarão à disposição das crianças. Inicialmente, o projeto irá atender os alunos das primeiras e segundas séries do ensino fundamental das escolas  municipais da zona oeste de Poços de Caldas: Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza, José Mamud Assan, Wilson Hedy Molinari e Sérgio de Freitas Pacheco, além de 110 crianças da Casa do Menor Doutor Ednan Dias.

- Publicidade -

Michele Mendes Santana Inês é diretora da escola  Wilson Hedy Molinari e conta que os 82 alunos da instituição que serão atendidos estão bastante animados. “Nós temos muitos alunos que nunca fizeram uma consulta com oftalmologista. Os familiares preencheram o cadastro e aprovaram a ideia. Estou confiante que eles irão melhorar na escola porque observamos que muitos deles têm dificuldade na aprendizagem por não enxergar bem”, enfatiza a diretora.

Durante as consultas e exames serão diagnosticados problemas visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde, através do IBGE Censo 2000, tais doenças atingem 10% da população brasileira.

- Publicidade -

De acordo com o médico oftalmologista Bruno Donato, a grande maioria dos pais não sabe da importância do ‘teste do olhindo’, que deve ser feito logo nas primeiras semanas de vida, e também que é preciso levar a criança a um especialista no final do primeiro ano para verificar se há algum grau. “A visão da criança se desenvolve de forma intensa até os sete anos de idade. É preciso acompanhar antes disso para corrigir caso haja algum problema o que pode, até mesmo, afetar seu rendimento escolar”, explica.

Etapas do atendimento 

- Advertisement -

O atendimento será realizado por etapas. De início, haverá triagem por meio de exame de Refração Computadorizada, Acuidade Visual, Tonometria Computadorizada e Biomicroscopia. As crianças que tiverem resultados normais nos exames serão dispensadas nesta primeira etapa.

Na segunda etapa, aquelas que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas para dilatação das pupilas e avaliação com o especialista. Na consulta, se for diagnosticado problemas de refração, será emitida a receita de óculos.

Na terceira etapa, a empresa parceira Super Ótica São José irá oferecer alguns modelos de armação de óculos, para cada criança experimentar e escolher conforme cada caso. Os óculos serão confeccionados e as lentes serão doadas pela Essilor para todas as crianças participantes do projeto.

Em uma quarta etapa, a criança que tiver diagnóstico de patologias como Glaucoma, Estrabismo, Retinopatias, Catarata, serão encaminhadas à Secretaria de Saúde para seguimento do tratamento específico conforme os trâmites legais da Administração Pública. 

Na quinta etapa, haverá doação de dois livros infantis, um de história e um de atividades, doados pelo Projeto Idéia Fixa pela Cultura. Durante o evento será disponibilizado lanche para as crianças participantes, doado pela empresa parceira Alcon. Também são parceiros do projeto as empresas Allergan, Genom, Mediphacos, Fatec Uninter e Latinofarma.

Fonte: ACS Instituto Donato

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!