14 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cerca de 600 crianças passarão por consulta oftalmológica gratuita

- Publicidade -
Consultas e exames serão realizados nas instalações do Instituto Donato
Consultas e exames serão realizados nas instalações do Instituto Donato

Na manhã da próxima quarta-feira (06),cerca de 600 crianças de escolas municipais e da Casa do Menor receberão um presente especial. Elas passarão por consultas com um médico oftamologista, oportunidade que muitas delas terão pela primeira vez na vida. Trata-se do Projeto Visão do Futuro, iniciativa do Instituto Donato de Oftalmologia junto com a Secretaria Municipal de Educação, além de vários parceiros e tem objetivo de diminuir a grande demanda que aguarda por atendimento no SUS.

Os atendimentos terão início às 7h30, nas instalações do  Instituto Donato. Na ocasião toda a equipe médica, os demais colaboradores e os equipamentos estarão à disposição das crianças. Inicialmente, o projeto irá atender os alunos das primeiras e segundas séries do ensino fundamental das escolas  municipais da zona oeste de Poços de Caldas: Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza, José Mamud Assan, Wilson Hedy Molinari e Sérgio de Freitas Pacheco, além de 110 crianças da Casa do Menor Doutor Ednan Dias.

- Publicidade -

Michele Mendes Santana Inês é diretora da escola  Wilson Hedy Molinari e conta que os 82 alunos da instituição que serão atendidos estão bastante animados. “Nós temos muitos alunos que nunca fizeram uma consulta com oftalmologista. Os familiares preencheram o cadastro e aprovaram a ideia. Estou confiante que eles irão melhorar na escola porque observamos que muitos deles têm dificuldade na aprendizagem por não enxergar bem”, enfatiza a diretora.

Durante as consultas e exames serão diagnosticados problemas visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde, através do IBGE Censo 2000, tais doenças atingem 10% da população brasileira.

- Publicidade -

De acordo com o médico oftalmologista Bruno Donato, a grande maioria dos pais não sabe da importância do ‘teste do olhindo’, que deve ser feito logo nas primeiras semanas de vida, e também que é preciso levar a criança a um especialista no final do primeiro ano para verificar se há algum grau. “A visão da criança se desenvolve de forma intensa até os sete anos de idade. É preciso acompanhar antes disso para corrigir caso haja algum problema o que pode, até mesmo, afetar seu rendimento escolar”, explica.

Etapas do atendimento 

- Publicidade -

O atendimento será realizado por etapas. De início, haverá triagem por meio de exame de Refração Computadorizada, Acuidade Visual, Tonometria Computadorizada e Biomicroscopia. As crianças que tiverem resultados normais nos exames serão dispensadas nesta primeira etapa.

Na segunda etapa, aquelas que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas para dilatação das pupilas e avaliação com o especialista. Na consulta, se for diagnosticado problemas de refração, será emitida a receita de óculos.

Na terceira etapa, a empresa parceira Super Ótica São José irá oferecer alguns modelos de armação de óculos, para cada criança experimentar e escolher conforme cada caso. Os óculos serão confeccionados e as lentes serão doadas pela Essilor para todas as crianças participantes do projeto.

Em uma quarta etapa, a criança que tiver diagnóstico de patologias como Glaucoma, Estrabismo, Retinopatias, Catarata, serão encaminhadas à Secretaria de Saúde para seguimento do tratamento específico conforme os trâmites legais da Administração Pública. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quinta etapa, haverá doação de dois livros infantis, um de história e um de atividades, doados pelo Projeto Idéia Fixa pela Cultura. Durante o evento será disponibilizado lanche para as crianças participantes, doado pela empresa parceira Alcon. Também são parceiros do projeto as empresas Allergan, Genom, Mediphacos, Fatec Uninter e Latinofarma.

Fonte: ACS Instituto Donato

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!