- Publicidade -
19.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Envenenamentos em pequenos animais

- Publicidade -

venenoHoje em dia, uma das emergências mais comuns na clínica veterinária é o envenenamento, que pode ser acidental ou criminoso. Muitas vezes os proprietários que utilizam venenos para controle de roedores escondem o produto em locais que eles julgam inacessíveis para o animal. Porém alguns venenos possuem odor e sabor atraentes aos pets, o que faz com que eles se esforcem para alcançá-los. Ainda pode ocorrer um envenenamento secundário, quando o animal entra em contato com o veneno após atacar outro animal (rato) que ingeriu o mesmo.

Os venenos disponíveis comercialmente são de ação mais lenta e por isso aumentam as chances que o animal seja socorrido e sobreviva. Mas ainda é comum o comércio ilegal de chumbinho. Sim, a venda é proibida, pois tem ação muito rápida, os sinais aparecem de forma aguda e muitas vezes não dá tempo de chegar ao veterinário ou de que a medicação faça efeito.

- Publicidade -

Suspeite de envenenamento quando o animal apresentar alterações comportamentais como agitação extrema ou sonolência, dificuldade respiratória, salivação intensa, vômitos e diarreia agudos, tremores e hemorragia. Estes sinais podem estar todos presentes ou somente a associação de alguns deles. No caso desses sintomas não administre nenhuma substância ao animal. Não existe nenhuma comprovação científica de que pó de café ou leite resolvam a intoxicação. Pelo contrário, administrar alguma substância pode estimular o vômito ou ainda aumentar a absorção do veneno. O ideal é correr para o pronto socorro veterinário mais próximo e deixar que o médico veterinário o avalie. Todas as informações que você puder levar servirão de auxílio ao veterinário para descobrir a substância e determinar o melhor tratamento.

Para tentar evitar essa situação existem algumas precauções que podem ser tomadas como: nunca utilizar nenhum tipo de veneno em casas onde morem cães ou gatos e não deixar o animal sair desacompanhado nem para dar uma “voltinha”. Além disso, dificultar o acesso de pessoas estranhas ao animal também é válido.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!