Não é fácil caminhar com um evento por 40 edições. Aliás, nem deveria, para que essa marca não nos fosse tão comum assim a ponto de não ser notada. São quase quatro anos de história de uma ação em Poços de Caldas que desde o princípio injeta shows de música autoral na noite poços-caldense.
A Noite Fora do Eixo é um modelo de ação colaborativa que deu certo. Tanto, que o Coletivo Corrente Cultural, em meados de 2010, resolveu também criar sua edição local do evento, ainda com o nome de Noite Independente. Com o código aberto, essa ação foi desenvolvida e capilarizada pela rede Fora do Eixo e é sediada em cidades de todo o território nacional. Cada coletivo ou produtor do seu evento local não recebe recursos financeiros da rede, mas pode intercambiar recursos humanos ou simplesmente aplicar a metodologia utilizada.
O método é o trabalho colaborativo de agentes da cadeia produtiva de Cultura (fotógrafos, roadies, técnicos de som, jornalistas, videomakers etc). Esse trabalho, vivenciado por detentores da técnica ou aprendizes, é intimamente interligado, ou seja, nada acontece por vontade própria, mas sim pela determinação coletiva. Parece simples, mas exige muita interação e sistematização.
O resultado dessa metodologia é a consolidação de uma plataforma de recepção de bandas da cena independente nacional e internacional e do fomento da música local, facilitando o intercâmbio entre esses artistas, promovendo a formação de público para arte e cultura, e a valorização local de todos os aspectos criativos que circundam o exercício da cidadania.
E foi exatamente isso que se deu (e se dá) em Poços. Já foram mais de 100 apresentações musicais para um público de pelo menos 4 mil pessoas, incentivando ainda um circuito paralelo de teatro, dança e exposições visuais que hoje completam o a Noite FdE na cidade e ficam a disposição para qualquer visitante do evento, que por vezes são até presenteados com uma ou outra obra na qual a sintonia entre arte e espectador ultrapassa a propriedade do autor. Detalhes esses, que dão particularmente a Noite FdE Poços de Caldas uma atmosfera harmônica e amorosa.
É uma festa, é verdade. Aliás, 40 edições de uma festividade que nos permite rir, extravasar, dançar, mas acima de tudo vivenciar um entretenimento feito com qualidade, e não estamos falando de gênero musical, mas de garra e vontade de um grupo de pessoas que se únem em uma militância pelo acesso de todos a arte e a cultura. É um bom momento, sem dúvida, para prestigiar e viver todo esse movimento.
A 40ª edição da Noite FdE Poços de Caldas é nessa quinta-feira (17), à partir das 22h. A programação completa está no site do Corrente Cultural.