Para comemorar os 30 anos de um dos primeiros documentos conclamando a população brasileira a aderir ao movimento das “Diretas Já”, que teve como signatários os governadores, Tancredo Neves, de Minas Gerais, e Franco Montoro, de São Paulo, será realizado, no dia 11 de novembro, em Poços de Caldas, um, ato público com a participação de lideranças nacionais. As importantes manifestações em 1984 conferiram ao povo brasileiro, em 1989, após 25 anos de ditadura civil-militar, o direito de eleger o Presidente da República.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, senador na época em que ocorreu o movimento das “Diretas Já”, foi convidado. O deputado estadual Carlos Mosconi, representante do sul de Minas na Câmara Federal na década de 1980, que participou do ato em 1983, estará novamente presente no evento do próximo mês. Os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, o presidente estadual do partido e deputado federal Marcus Pestana, o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga, também devem participar.
Emenda
A emenda do novato deputado federal pelo Mato Grosso, Dante de Oliveira, foi derrotada em plenário, em 1984, mesmo com as grandes manifestações populares que ocorreram em todo o país, que culminaram com o comício no Vale do Anhangabaú (SP), que reuniu cerca de um milhão de pessoas. Tancredo Neves, candidato da oposição, foi eleito no Colégio Eleitoral, porém morreu logo em seguida, no dia 21 de abril do mesmo ano, assumindo o cargo o vice, José Sarney. Em 1989, o Brasil tem a primeira eleição democrática para presidente após duas décadas e meia.
Fonte: ACS deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB).