A comemoração do Dia Internacional do Idoso está sendo realizada na tarde desta quinta-feira (03), com a participação dos grupos de convivência de Poços de Caldas. Apesar do evento festivo, as autoridades presentes concordam que é preciso melhorar as políticas públicas para essa faixa etária da população, principalmente em relação à saúde
Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vileide Camargos, a principal necessidade atual é garantir a prevenção. “O trabalho tem que ser de conscientização e não emergencial. São muitas críticas, eu acredito a democracia passa pela conscientização, educação e comunicação. Estamos longe de atingir os nossos objetivos, mas estamos alcançando”, explica.
O prefeito Eloísio Lourenço concorda com a necessidade de priorizar a saúde dos idosos. Segundo o chefe do executivo, o Sistema Único de Saúde (SUS) não acompanhou a evolução da pirâmide etária brasileira, com o crescimento da população acima de 60 anos. “O número de médicos geriatras disponíveis é muito pequeno, quase não existe. É um momento de transição, em que as políticas vão sendo construídas. Temos uma demanda grande, mas que não foi pensada antes. Por isso, ainda vai levar um tempo para dar a assistência que eles precisam e merecem”, argumenta.