- Publicidade -
16.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Município realiza atividades na Semana Nacional de Trânsito

- Publicidade -
Guarda municipal orienta trânsito nos arredores da Mega Praça do Povo
Guarda municipal orienta trânsito nos arredores da Mega Praça do Povo

Tem início nesta quarta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. Em Poços de Caldas, a abertura do evento será realizada às 13h30, no Espaço Cultural da Urca, que contará com a presença do vice-prefeito Nizar El-Khatib, participação de todas as instituições parceiras e o lançamento do projeto “Hábitos Seguros no Trânsito”.

Na oportunidade, estarão presentes 430 crianças de escolas públicas e privadas que participarão do projeto. Durante toda a semana, serão realizadas atividades diversas, como blitz educativa e palestras, com o objetivo de prevenir acidentes e levar o cidadão a refletir sobre sua responsabilidade como integrante do sistema viário.

- Publicidade -

No município, a campanha está sendo desenvolvida por parceiros que atuam no segmento de trânsito: Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro de Formação de Condutores Edutran e SEST/SENAT.

A Semana Nacional de Trânsito tem início no dia 18 e encerramento no dia 25 de setembro e integra o cronograma da “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde – 2011 a 2020. O tema instituído pelo Departamento Nacional de Trânsito é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

- Publicidade -

De acordo com o Ministério da Saúde, 21% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao consumo de álcool. Os dados revelaram que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país estava sob efeito de bebida alcoólica, o que tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Trata-se de uma questão de ação coletiva que tem nos elementos do trânsito – homem, veículo e via – uma abordagem multidisciplinar e complexa que chama a todos os segmentos da sociedade a uma ação eficaz que possa reverter esse quadro”, analisa o secretário de Defesa Social, Luís Carlos Lima.

- Advertisement -

Ele ressalta que o estilo de vida moderna e os efeitos da urbanização apresentam desafios nas demandas de mobilidade, que devem ser alvo permanente das análises e busca de soluções para o trânsito em todos os municípios, independentemente do porte.

Dia Mundial Sem Carro
No próximo domingo (22), será comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Segundo estatísticas do Denatran, referentes a julho de 2013, Poços de Caldas possui 58.650 carros de passeio e 12.913 motocicletas. Incluindo outros veículos como caminhonetes, vans e caminhões, o número total chega a 90.148.

Também no domingo, acontece a terceira edição da Mega Praça do Povo, iniciativa da Prefeitura que visa devolver a cidade ao pedestre. Numa área demarcada entre o início da ciclovia e a Praça Pedro Sanches, é possível pedalar, caminhar, brincar e fazer piquenique sem a entrada de veículos, das 9h às 14h.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!