- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Intensificação do policiamento no centro apresenta resultados

- Publicidade -
Operação aumenta policiamento no centro de Poços
Operação aumenta policiamento no centro de Poços

A Operação Presença, que intensifica o policiamento no centro de Poços de Caldas, começou dia 12 de agosto. Prestes a completar um

mês, os dados mostram que a operação provocou um aumento nas ocorrências, principalmente quanto à prisão de foragidos e infrações de trânsito.

- Publicidade -

Em agosto de 2012, a Polícia Militar registrou 273 ocorrências. No mesmo período de 2013, foram 306. O número de prisões de foragidos da justiça subiu de38 para 75. Os registros de infrações de trânsito aumentaram de seis para 26 casos.  ” A Polícia Militar, atenta ao clamor social,  procurou reverter o quadro. E fez isso buscando em seu efetivo administrativo, e também na banda de música, se fazer mais presente na via pública, para resgatar a sensação de segurança das pessoas. Esse objetivo está sendo alcançado”, comenta o comandante da 162ª Companhia da PM, capitão Edson Benjamin.

O grupo é composto por 60 policiais e seis viaturas, que ficam em pontos estratégicos. O comandante conta que a utilização de policiais do setor administrativo prejudica o trabalho, mas “é feita uma rearticulação” do serviço interno. Segundo o capitão, o efetivo só será suficiente quando houver uma mudança cultural na sociedade, já que muitos problemas poderiam ser ser evitados. “As pessoas precisam resolver seus conflitos sem demandar tanto para o estado. Quando uma pessoa não tem cuidado e perde seu documento, chama o estado para registrar o extravio. Quando a pessoa não dirige defensivamente e se envolve em um acidente de trânsito, chama o estado para registrar a ocorrência. Se a sociedade não participar ativamente dessa questão, nenhum efetivo será suficiente”, explica.

- Publicidade -

Apesar do foco na área central, o policiamento não foi alterado nos bairros. ” Continua como sempre foi: com as viaturas de atendimento comunitário e as viaturas tático-móveis, que são utilizadas pontualmente em ocorrências complexas. As instituições precisam se modernizar e se reinventar a todo momento. O esforço neste momento é no centro, mas estamos atentos às necessidades de toda a cidade”.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!