A Câmara Municipal recebe, nesta sexta-feira (30), uma audiência pública com o tema “CCZ – Centro de Controle de Zoonoses: possíveis maus tratos aos cães”. O objetivo é esclarecer denúncias recentes de maus tratos aos animais e elaborar políticas públicas nessa área.
O evento foi solicitado pelos vereadores Regina Cioffi, Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB), Jonei Eiras (PSDB) e Tiago Cavelagna (DEM). Regina acredita que é importante apurar as condições dos animais que estão no local. “Se existem problemas, queremos saber exatamente quais são. É fundamental a gente levar essa discussão com mais aprofundamento. Além disso, hoje a gente observa uma queixa muito grande pelo número de cães na rua. Nós precisamos implantar uma política para fazer esse planejamento”.
A coordenadora do CCZ, Sheila Patresi, diz que não há maus tratos aos animais e que a situação era complicada quando assumiu a administração do local. “Até doença de pele eu peguei. Eu não achei documentação, os animais estavam todos com sarna. Era tratado como um canil, mas é um CCZ. A função é resgatar animais doentes, recuperá-los e colocar para adoção”, explica.
Andréa Alcântara, coordenadora do grupo Ação Movimento Animal (AMA), é solidária à administradora do CCZ. “Existem animais magros, doentes, mas a denúncia foi abordada de uma forma politicamente incorreta. A gente acompanha, sabe que não é da forma como foi colocada”, argumenta.