Carrapatos são parasitas hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Eles podem ser encontrados em cães e gatos e causar vários transtornos, desde irritação no local da picada até a transmissão de doenças graves que podem levar à morte.
Eles são encontrados mais em cães do que em gatos, pois muitas vezes o hábito dos gatos de se lamber não deixa que os carrapatos se fixem. Os carrapatos podem ficar vários dias sugando o sangue do animal, se fixando em qualquer área, mas com preferência por locais sem pelo e de difícil acesso como orelhas e vãos dos dedos.
Não são todos os carrapatos que transmitem doenças. Para que isso aconteça eles tem que estar infectados com protozoários e bactérias causadores dessas doenças. As infecções mais comuns são a erliquiose e a babesiose, que causam anemia e outras alterações sanguíneas que podem levar a consequências em outros órgãos como fígado e rins. O animal pode até morrer, se não for tratado a tempo.
Se você encontrar carrapatos em seu animal procure um médico veterinário. Ele vai indicar o melhor método de controle e um exame, se for necessário, para detectar se seu pet adquiriu alguma dessas doenças.
Hoje existem vários tipos de produtos que ajudam no controle de carrapatos, como coleiras e medicações de colocar na nuca. Mas é importante, além de tratar o animal, cuidar do ambiente que ele vive para evitar a reinfestação.
Fique sempre atento à saúde do seu pet, porque prevenir ainda é o melhor remédio.
*A autora é médica veterinária.