Está sendo realizada nesta quarta-feira (07) a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo é discutir a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A palestra principal foi ministrada durante a manhã, pela especialista em Gestão Pública Rosilene Cristina Rocha, que já ocupou, entre outros cargos, a Secretaria Nacional de Assistência Social.
Participam do evento representantes de entidades sociais, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social e beneficiários de programas sociais. A secretária de Promoção Social de Poços de Caldas, Lúcia Helena Rodrigues, destaca a necessidade de o estado financiar o Suas, o que não ocorre atualmente. “É muito importante essa discussão para que os usuários, trabalhadores e conselheiros nos ajudem nesse processo de reivindicação para que o estado cumpra a sua parte, para que nós possamos oferecer um serviço de melhor qualidade aos nossos usuários”, explica a secretária.
O vice-prefeito Nizar El-Khatib participou da cerimônia de abertura. “São discussões importantíssimas para o aprimoramento da assistência social em Poços de Caldas”, disse.
De acordo com a secretária, Poços de Caldas ainda não tem uma política eficiente na promoção da mudança nas famílias pobres. Essa é uma das prioridades atuais. “São famílias que vem de ciclos geracionais de pobreza e miséria. É preciso que a gente apoie essas famílias para que rompam esse ciclo. Saúde e educação são duas ferramentas básicas para o rompimento do ciclo de pobreza”.