Com o título de primeira cidade de comércio justo do Brasil, Poços de Caldas planta uma semente que com certeza dará bons frutos para os agricultores familiares do Brasil e do Mundo. Porém, como um bom agricultor deve saber, uma árvore demora a frutificar, assim como os resultados, o retorno sobre um investimento. Mas um bom agricultor também sabe que durante esse período da semeadura até a colheita dos primeiros frutos é preciso cuidar muito bem da planta, para que ela cresça e se fortifique, garantindo uma colheita satisfatória.
Usando essa metáfora gostaria de compartilhar com você o sentimento que tenho sobre a campanha Poços Comércio Justo. Embora sejamos todos brasileiros e não acreditemos em investimento de longo prazo e buscamos resultados imediatos, o comércio justo é como uma planta que dará frutos, mas precisa de cuidados.
Quando do lançamento da campanha, muitos acreditavam estar presente no início de algo grande, que no futuro poderiam dizer: “eu fiz parte disso, eu estava lá”. Pensando dessa forma, cada um de nós podemos ainda continuar a cuidar dessa semente, divulgando, conhecendo, consumindo e compartilhando o Fair Trade.
Recentemente uma aluna de graduação da UNESP de Franca esteve em Poços de Caldas fazendo um trabalho voluntário para ajudar a aumentar a divulgação do conceito de cidade de comércio justo. Como resultado foi lançado o site da campanha municipal, ou seja, um resultado positivo de um trabalho voluntário sobre o tema.
Porém isso é só o começo. Estamos cuidando da planta que ainda está germinando e que com certeza trará frutos como: criar e desenvolver a demanda por produtos Fair Trade, criar e desenvolver a demanda de empresas por produtos mais sustentáveis, criar e desenvolver o voluntariado e o engajamento por questões sociais.
A mensagem do comércio justo é simples: “você pode contribuir para um mundo mais justo, privilegiando produtos sustentáveis, com um selo que garanta essa sustentabilidade”. Queremos transmitir essa mensagem em Poços de Caldas.
No final, esse movimento irá transbordar a fronteira de Poços de Caldas e estará presente em todo o país, garantindo grande demanda e negócios para diversas organizações Fair Trade Brasil afora.
*O autor é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário, consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.