Na tarde deste domingo (04), mães de Poços de Caldas realizaram um mamaço na Praça Pedro Sanches, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O objetivo é chamar atenção para a importância da amamentação, principalmente nos primeiros seis meses de vida dos bebês.
A ação ocorre nacionalmente, por meio do grupo Aleitamento Materno Solidário. As mães se reúnem para amamentar os filhos e também recebem informações sobre como lidar com as dificuldades da amamentação.
A escrevente Márcia Satiko Yano é uma das organizadoras do ato em Poços de Caldas. Ela destaca a necessidade de apoiar as mães, principalmente nos primeiros meses. Ela também sabe que informação é importante. “Não existe essa história de leite fraco, pouco leite. O que existe são pessoas que não estão devidamente informadas”.
Uma das reivindicações do grupo é a criação de um banco de leite na cidade. A função do banco é captar leite materno e distribuí-lo às crianças prematuras e internadas nos hospitais, além de orientar as mães que tem dificuldades na amamentação.
Existe uma lei, da vereadora Regina Cioffi, que cria o banco de leite. Porém, por enquanto não houve implantação. “Depende do Ministério da Saúde, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mas existe já um início. Estamos tentando impulsionar”, explica Márcia Yano.