Algumas das plantas ornamentais que temos no jardim, ou mesmo em vasos dentro de casa, podem ser tóxicas para nossos animais domésticos. É muito comum ver relatos de que cães e gatos comem plantas quando estão com dor de barriga, mas essa ingestão também pode ser apenas por curiosidade, deficiências alimentares ou por distração. Além disso, algumas plantas tem odor muito atrativo para esses animais.
Os sintomas de intoxicação por plantas podem começar de simples irritação no local onde o animal tocou a planta, passando por vômitos, diarréias, dificuldade respiratória, fraqueza, salivação e sinais neurológicos. Mas pode até levar à morte.
Por isso, se você notar que seu animal tem algum desses sinais, antes de ir pro veterinário verifique se tem alguma planta comida no quintal. Se você não souber o nome da planta, leve uma foto, folha ou flor para ajudar na identificação. Cada uma age de forma diferente no organismo e sabendo qual é a planta seu veterinário pode direcionar melhor o tratamento.
Veja abaixo algumas das plantas mais comuns que temos em casa:
– antúrio
– azaléia
– babosa
– bico de papagaio ou flor do natal
– comigo ninguém pode
– copo de leite
– coroa de cristo
– dedaleira
– espirradeira
– folha da fortuna ou kalanchoe
– hera
– hortênsia
– lírio
– lírio da paz
– lírio do vale
– mamona
– tulipa
Além dessas, outras plantas podem ser tóxicas para seu pet. Informe-se antes de adquirir uma nova planta para sua casa. E em casos de ocorrer a intoxicação, não tente fazer seu animal vomitar, dependendo da planta isso pode agravar a situação dele. Não dê leite e nenhum outro tipo de alimento a não ser por orientação do seu veterinário. Algumas plantas podem até ser benéficas como a camomila, a erva doce e capim limão. Não é impossível ter jardim e animais, é só escolher as melhores opções para ambos.
*A autora é veterinária.