Está sendo realizada, no Espaço Cultura da Urca, a micro-conferência regional de educação. Durante a abertura, alunos da Escola Municipal José Avelino de Melo, da zona rural, fizeram uma apresentação musical, com coral e violões.
O evento agrega profissionais da educação de 16 municípios da região: Alterosa, Andradas, Areado, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Conceição da Aparecida, Divisa Nova, Ibitiúra de Minas, Monte Belo, Muzambinho, Nova Rezende, Santa Rita de Caldas e Serrania. O objetivo é definir propostas que serão levadas para as conferências macro e estadual. A partir daí, as questões serão discutidas na CONAE, Conferência Nacional de Educação, que será na cidade de Brasília, em fevereiro de 2014.
O professor Antônio Carlos Ferreira, da cidade de Monte Belo, conta que as propostas levadas para a micro-conferência foram discutidas em todas as escolas da cidade. A questão mais debatida foi a valorização do professor. “Nós, profissionais da educação, muitas vezes temos direito a algum benefício, mas demora a publicação, o pagamento.”
Para a secretária de educação de Poços de Caldas, Maria Cláudia Prézia Machado, a prioridade é aumentar a participação popular. “É importante criar mecanismos para as famílias participarem das decisões da educação”.