Está sendo realizada na tarde desta sexta-feira, 21, a plenária final do Parlamento Jovem, programa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Câmara de Vereadores.
Neste ano, o tema é “Cidades Sustentáveis – o desafio para novas gerações”. Participam os alunos da Escola Estadual Francisco Escobar, Colégio Sete de Setembro – COC, Colégio Pelicano, Escola Nini Mourão e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. As propostas elaboradas pelas escolas serão reunidas em um documento, que será entregue à Comissão de Legislação Participativa para que possa se transformar em propostas do Legislativo Municipal.
O presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), fez o discurso de abertura. Ele exaltou a importância de uma juventude politizada para promover mudanças no país. “Todo movimento transformador, capaz de mudar as coisas, tem a energia da juventude como um de seus principais motores”.
A professora de filosofia e história Thaís Niuber Chagas conta que participa pelo terceiro ano consecutivo. Ela vê nos alunos uma mudança na visão de política, que muitas vezes é tratada de forma preconceituosa. “Colocam os políticos como sendo ladrões e corruptos. Com o Parlamento Jovem, eles começam a entender que nós somos seres políticos desde que nascemos.”
A próxima fase do programa é estadual, com a participação de seis estudantes locais em discussões na Assembléia Legislativa. Ano passado, a estudante do segundo ano do ensino médio Larissa Infante, 16, foi a Belo Horizonte. “Discutimos bastante, debatemos, tivemos uma presença muito marcante na Assembleia Legislativa.”