- Publicidade -
20.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Agronegócio: a importância de um setor

- Publicidade -
Agronegócio será discutido neste espaço
Agronegócio será discutido neste espaço

Durantes anos trabalhando com produtores rurais, aprendendo e compartilhando conhecimento, ajudando a construir junto um setor agrícola mais forte na região de Poços de Caldas, o que mais me chamou a atenção foi a falta de valor dado por muitos ao agronegócio. Todos entendem o setor rural como sendo o setor atrasado da economia, mesmo com tantos dados apresentando o contrário.

O agronegócio cresce em importância, seja no abastecimento ao mercado interno com frutas, legumes e verduras, que garantem um estado cada vez melhor de segurança alimentar, seja na exportação de commodities como café, soja, laranja, carne bovina, entre outros. O país tem mais de 35% de sua mão-de-obra empregada no agronegócio, que também representa 33% das exportações. Milhares de pequenos e médios municípios vivem exclusivamente do setor agropecuário.

- Publicidade -

Porém, muitos não entendem o conceito de agronegócio. Logo vem a figura do homem do campo, que está cada vez mais distante da realidade. O agronegócio é um setor complexo que envolve os seguimentos antes da porteira, dentro da porteira e após a porteira. Para gerenciar esses seguimentos e obter competitividade, o mercado cobra cada vez mais profissionalização.

O agronegócio envolve a produção de alimentos e bioenergia desde a pesquisa e desenvolvimento até a mesa do consumidor.

- Publicidade -

Buscando divulgar o conceito de agronegócio, suas oportunidades e desafios e compartilhar estratégias para o sucesso do setor estarei semanalmente escrevendo aqui no site Poços Já.

* Ulisses Ferreira de Oliveira é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário,  consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!