Não existe um tipo de animal que é melhor que o outro, existe aquele que se adapta melhor à sua rotina. Antes de escolher algum deles para ser seu companheiro é necessário pensar sobre o ambiente que você oferece, quanto tempo você tem disponível e até mesmo a questão financeira.
Engana-se quem pensa que gatos não tem amor ao dono ou não são companheiros. Realmente eles são mais independentes, necessitam de menos atenção que os cães e são mais higiênicos. Porém, eles precisam sim de alguém que cuide deles, que os ame e dê carinho. São animais em geral menores que cães e se adaptam bem a espaços pequenos como apartamentos e casas sem quintal. A ração para eles normalmente é mais cara, porém eles comem uma quantidade menor, o que leva a um equilíbrio dessa parte financeira. Outra coisa é que gatos não precisam ser levados a pet shops na mesma frequência que os cães, já que os felinos se limpam (se lambem) regularmente.
Os cães são animais mais carentes, que precisam de atenção mais constantemente e também de passeios diários para estimular o corpo e a mente. Como temos uma grande variedade de raças de cães, temos muitos que se adaptam a apartamentos, desde que eles tenham pelo menos um passeio por dia. Porém, a maioria dos cães precisa de espaço para se exercitar e gastar energia. Ao contrário dos gatos, dificilmente cães brincam sozinhos, sem o dono ou outro animal. Mas eles podem ser treinados com facilidade e desenvolver funções como guarda, guia de cegos e ajudar bombeiros e policiais. Cães precisam tomar banhos frequentemente, principalmente raças mais peludas.
Os gastos com cuidados médicos são parecidos, pois ambos precisam de vacinações anuais, vermifugações frequentes e também consultas regulares. Se você escolher ter um cão ou um gato, o mais importante é respeitar as necessidades de cada espécie e cuidar bem do seu pet. Com amor e atenção, ambos serão ótimos companheiros e trarão muita alegria à sua vida.