Os dentes caem? Verdade. Assim como nós humanos, cães e gatos possuem uma dentição de leite antes da permanente, mais ou menos por volta dos seis meses de idade os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos permanentes. Já os dentes permanentes não deveriam cair, mas por falta de cuidados isso também pode acontecer quando os animais estão com idade mais avançada.
É necessário escovar os dentes? Verdade. Os dentes deveriam ser escovados pelo menos uma vez ao dia. Não é uma tarefa fácil, mas sem dúvida é a melhor forma de prevenção do tártaro. A escovação deve ser feita com uma escova e pasta apropriadas para os pets e deve se iniciar quando o animal ainda é filhote para que ele se acostume com esse hábito.
Brinquedos de morder e biscoitos mantêm a boca saudável? Mito. Até existem brinquedos que tem formato específico para auxiliar a limpeza dos dentes, assim como biscoitos e rações que contém enzimas que ajudam a prevenir a formação de tártaro. Mas são paliativos, sozinhos não conseguem proteger os dentes.
Todos os animais precisam fazer limpeza dentária? Verdade. Mesmo com donos mais cuidadosos, a formação de placas dentárias é inevitável e depois de certa idade é necessário realizar a extração dessas placas e fazer polimento dos dentes. Porém, esse tratamento deve ser feito sob anestesia e, por esse motivo, só deve ser realizado por médicos veterinários. Além disso, cada animal deve ser avaliado individualmente.
*A autora é médica veterinária.