Durante todo o dia, autoridades e profissionais da área de gestão de resíduos sólidos participam do Seminário Regional do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas, realizado no auditório da PUC. O evento pretende promover a adesão de Poços de Caldas e outras cidades da região ao projeto, que tem como objetivo expandir e profissionalizar a coleta seletiva.
O Novo Ciclo Sul de Minas é desenvolvido pelo Insea, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, e mobiliza 24 municípios da região, com 27 grupos de coleta seletiva. A intenção é capacitar os catadores e melhorar a estrutura do serviço, com consequências ambientais, econômicas e sociais. “Ao retornar o material reciclável para a indústria geramos renda, trabalho e diminuímos o impacto ambiental”, explica Luciano Marcos da Silva, diretor do Insea.
Poços de Caldas
O diretor do Instituto percebe um grande potencial em Poços de Caldas, já que a coleta seletiva não chega a todos os bairros. A inclusão de catadores que atualmente são informais também faz parte do projeto. “Estamos dialogando com a prefeitura para dar suporte técnico e aumentar os indicadores locais ambientais e de trabalho”.
O prefeito Eloísio do Carmo assinou a adesão ao Novo Ciclo, no qual vê uma oportunidade de auxílio para alcançar as metas da gestão. “Temos um projeto de chegar ao final da administração com praticamente 100% dos resíduos coletados. Nesse processo, temos que incluir todos. O catador, as empresas, as cooperativas. Como poder público, temos que juntar todo mundo”, informa o prefeito.
A construção do aterro sanitário também é um desafio para a prefeitura. A obra é necessária para cumprir a legislação ambiental, já que garante a impermeabilização do sol e pode permitir a geração de energia por meio do lixo orgânico. O prazo é até o ano de 2014. Por enquanto, não há previsão para continuidade das obras.”Seja com o aterro, seja com a queima de resíduos, vamos ter outras condições de geração de energia. Temos uma série de propostas para começar a trabalhar em breve”, adianta o prefeito.
Programação
Veja e programação do evento durante a tarde:
14h- Painel de Debate: Cidades Sustentáveis – gestão compartilhada dos resíduos sólidos faz a transformação ambiental
Ações do governo de Minas para erradicação dos lixões e promoção ambiental – Expositor: Presidência da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)
Fortalecimento das redes de catadores de articulação e comercialização de materiais recicláveis
A corresponsabilidade da iniciativa privada na gestão dos resíduos
Expositor: Grupo DANONE
O papel dos fóruns municipais para o controle social e participação popular na gestão de resíduos. Expositor: Entidade representativa dos Fóruns Lixo e Cidadania
– Contribuições dos participantes
16h30min – Coffe-breack
17h: Solenidade de encerramento