Antigamente, os animais domésticos eram alimentados apenas com as sobras das refeições de seus donos. À medida que estes animais se aproximaram de seus donos, se tornaram amigos do homem e não só guardas dos terrenos ou caçadores oficiais dos ratos. Dessa forma, os cuidados com eles também se aprimoraram.
As rações surgiram no mundo moderno, quando as pessoas começaram a se preocupar com a qualidade do alimento oferecido aos pets, além do fato dos proprietários já não terem mais tempo para preparar refeições todos os dias nem para si mesmos.
Hoje em dia estão disponíveis rações específicas para a fase de vida de cada animal (filhotes, adultos, sênior, fêmeas gestantes ou lactantes), para o seu tamanho (pequeno porte a gigantes), para raças, para melhorar pelagem, controlar o peso ou prevenir a formação de tártaro. Além dessas ainda podemos encontrar rações que ajudam no controle de doenças cardíacas, urinárias, renais, hepáticas entre outras. Elas podem ser secas, úmidas ou semi-úmidas e vêm com uma grande variedade de sabores.
A alimentação caseira não é inadequada desde que ela seja preparada especialmente para o seu pet. As refeições devem ser balanceadas com as quantidades apropriadas de proteínas, carboidratos, lipídeos, fibras, vitaminas e sais minerais. Os ingredientes que vão compor a dieta caseira precisam ser selecionados, já que alguns itens utilizados em nossa dieta podem ser prejudiciais a cães e gatos, como a cebola e o alho.
Cuidado também ao escolher a ração comercial que você oferece ao seu pet. Nem sempre a marca que “vende muito” é a que oferece maiores benefícios ao seu melhor amigo.
A alimentação é um dos principais fatores para manter seu bichinho saudável, por isso sempre procure a orientação de um médico veterinário para escolher a melhor opção. As necessidades do seu pet mudam de acordo com a fase que ele está vivendo. Rações secas são mais fáceis de conservar e o modo mais prático de garantir uma alimentação balanceada. Porém, se você tem disponibilidade e quer cozinhar para seu pet, procure orientação para utilizar ingredientes corretos, nas proporções ideais. As duas opções são válidas e podem ser usadas no nosso dia-a-dia. O mais importante é oferecer uma alimentação balanceada para que nossos pets cresçam adequadamente e envelheçam da forma mais confortável possível.
*A autora é médica veterinária.