- Publicidade -
23.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Está chegando o frio… e agora, meu pet precisa de roupinha??

- Publicidade -

3

Cães de pelagem longa provavelmente passam bem, obrigado. Gatos então nem se fala. Mas existem alguns cães de pêlo curto que sentem frio sim, e nesses a roupinha pode ser muito útil. Devemos prestar atenção aos sinais do frio: o animal só quer ficar encolhido em sua caminha, tremores pelo corpo e extremidades (mãos, pés e orelhas) geladas. Neste caso a roupinha vai ajudá-los a se sentir mais confortáveis. É importante lembrar que nesta época do ano os animais estão mais predispostos a doenças respiratórias.

- Publicidade -

Hoje em dia estão disponíveis no mercado modelos, cores e tamanhos para todas as raças e gostos. O proprietário nesta hora deve estar atento ao tecido, pois os sintéticos e as lãs podem dar alergia ao seu animalzinho. A preferência deve ser por tecidos de algodão ou malha macia. Também devem ser evitados muitos detalhes na roupa. Botõezinhos podem até deixar a peça mais bonita, mas há um risco do seu pet achar interessante e ingeri-los por engano.  Isso pode provocar distúrbios gastro-intestinais e até mesmo a necessidade de uma cirurgia para retirar esse corpo estranho ingerido pelo animal.

Se seu animal já é peludo, para protegê-lo basta que ele tenha um local adequado para dormir, como uma casinha ou uma caminha em local coberto. Se mesmo assim ele demonstrar os sinais de frio, a roupinha pode ser usada, mas todos os dias ela deve ser retirada e os pelos escovados para evitar os nós.

- Publicidade -

Já se seu pet for um gato, dificilmente aceitará usar roupa. Não insista, o estresse será maior para ele, que prefere ficar enroladinho na sua cama.

Se seu pet nunca usou roupas comece devagar, ele precisa de um período para se acostumar à novidade. Tenha paciência. Alguns deles vão arrancar, outros vão roer aonde alcançarem, outros vão agir como se estivessem mumificados e alguns nem comem. O importante é ter bom senso e ver como cada animalzinho reage. A saúde deles vem em primeiro lugar.

- Publicidade -

* A autora é médica veterinária

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!